CAPITALISMO E SOCIALISMO

Algumas características do capitalismo
Nos países capitalistas, a sociedade está dividida em classes sociais, e a maior parte dos meios de produção (fábricas, bancos, comércio e terras) é propriedade privada, ou seja, pertence a pessoas ou e empresas particulares. A produção de mercadorias e a geração de serviços destinam-se ao mercado, à comercialização.
No sistema capitalista, aqueles que não possuem os meios de produção - os trabalhadores - trabalham para quem os possui em troca de um salário. Os donos dos meios de produção - empresários - visam ao lucro, ou seja, à ampliação do seu capital, constituído por dinheiro, imóveis, terras, veículos, máquinas, entre outros bens.
O processo de desenvolvimento do capitalismo, particularmente a partir do século XIX, foi marcado por conflitos entre empresários e trabalhadores. Enquanto estes lutavam por melhores condições de trabalho e salários mais justos, aqueles buscavam obter lucros cada vez maiores. Atualmente, com os elevados índices de desemprego global, a garantia do emprego vem sendo o principal motivo de luta dos trabalhadores em muitos países.
Todo o esforço da economia capitalista está voltado para o mercado, pois ele determina os preços e acirra a concorrência entre as diversas empresas. É também em função das necessidades do mercado que o empresário orienta seus investimentos.
A concorrência entre as empresas obriga o empresário a investir em pesquisas para a criação de novos produtos e serviços ou para aprimorar aqueles já existentes. Nesse sentido, as empresas, representadas por seus donos e/ou pelos executivos que as dirigem, procuram adotar algumas estratégias:
*diminuir o tempo de fabricação para inserir mais produtos no mercado, antecipando-se ao lançamento de um concorrente;
*reduzir o custo da produção com a utilização de mão de obra mais barata ou o uso de máquinas que substituam o trabalho humano;
*obter matérias-primas e componentes mais baratos;
*investir em marketing e design

Algumas características do socialismo
Durante a fase imperialista do capitalismo ocorreu uma revolução socialista na Rússia, em 1917. Assim como o capitalismo, o socialismo é um sistema que organiza a vida política, social e econômica de uma sociedade. Em 1922, foi proclamada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), primeiro Estado socialista do mundo.
Posteriormente, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, diversos países, muitos deles por influência direta da URSS, adotaram o sistema. Na América, Cuba foi o único país a adotar esse sistema.
No socialismo, todo o sistema de produção e de organização do espaço geográfico é definido pelo planejamento do Estado. Assim, indústrias, máquinas, meios de transporte, fontes de energia, matérias-primas, terras, enfim, os meios de produção pertencem ao Estado, a quem cabe determinar onde, de que forma e em que quantidade serão aplicados os investimentos, e quais tipos de bens serão produzidos. Também cabe ao Estado fornecer educação, assistência médica, moradia, lazer e uma renda que garanta padrões mínimos de vida à população.
A partir do final dos anos 1980, por motivos econômicos e políticos, o socialismo entrou em colapso.
  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento