Pirâmides Etárias Brasileiras

A pirâmide de idade da população reflete uma dinâmica demográfica onde são verificadas importantes transformações na composição etária da nação, para efeitos de planejamento socioeconômico do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou através de dados coletados pelo Censo 2010 a nova pirâmide etária do Brasil.

Pirâmide Etária brasileira - 1980
A Pirâmide etária de 1980 tem base larga, revelando um grande número de jovens, o que indica elevada natalidade. o topo estreito da pirâmide mostra o pequeno número de idosos, uma vez que as precárias condições de higiene e de saúde diminuíam a expectativa de vida da população. Essa pirâmide retrata um país "jovem", isto é, um país que apresenta a maior parte de sua população na faixa etária dos jovens ( até 19 anos).
O formato dessa pirâmide é típico de países menos desenvolvidos, onde as faixas de natalidade são elevadas e a expectativa de vida é baixa. 






Já a pirâmide etária do Brasil em 2010 aponta para uma tendência a um país "maduro", isto é, com o predomínio de sua população na faixa etária dos adultos (de 20 a 59 anos). 



A projeção para o futuro do Brasil é ter uma expressiva população na faixa dos idosos (60 anos ou mais ), isso acarreta alguns problemas que os gestores terão que enfrentar por exemplo: comprometimento com a previdência social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento