ETA E IRA

ETA
Pátria Basca e Liberdade. esse é o nome de uma das mais violentas associações separatistas do mundo.
O País Basco se localiza entre Espanha e França. Os bascos são um povo com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, que tem desafiado, de todas as formas, o governo espanhol para obter sua independência. Com a redemocratização da Espanha, em 1975, o País Basco ganhou status de região autônoma. Entretanto a pretensão do braço armado do ETA, o ETA M, vai muito além. Só a independência total satisfaria a vontade de seus militantes.
Em 22 de março de 2006, o ETA anunciou um "cessar-fogo" permanente que entrou em vigor dois dias depois. Este foi o primeiro passo para um processo de paz entre a Espanha e a organização terrorista, que desde 1968 matou cerca de 850 pessoas na sua luta pela independência do País Basco. Entretanto, um atentado realizado em 30 de dezembro de 2006, no aeroporto de Barajas (Madri), assumido pelo ETA, interrompeu as negociações do grupo com o governo espanhol. 

LINK

IRA
os problemas na Irlanda do Norte são consequência de uma longa história de conflitos entre católicos (irlandeses) e protestantes (ingleses), nas Ilhas Britânicas.
Ocupando ilhas separadas, ingleses e irlandeses, formaram um só país, o Reino Unido, de 1800 até 1922, quando foi criado o Estado Livre da Irlanda, ou Eire, transformando em república em 1949.
O novo país era constituído apenas pela parte sul da ilha da Irlanda. A parte norte ( Ulster ou Irlanda do Norte) continuou pertencendo ao Reino Unido, juntamente com a Grã-Bretanha. Em virtude do domínio britânico, a influencia da população protestante cresceu na Irlanda do Norte. Entretanto a população católica de origem irlandesa nunca se conformou com essa situação.
O Sinn Fein, partido católico fundado no inicio do século XX (1902), e seu braço armado, IRA (Exército Republicano Irlandês), que iniciou suas atividades em 1919, ambos responsáveis pela independencia do Eire, passaram a lutar pela união das duas partes da ilha, ou seja, pela formação de uma única Irlanda. Os protestantes e ataques terroristas da organização tornaram-se mais intensos em 1968. Por outro lado, grupos paramilitares protestantes, chamados "unionistas", por pretenderem manter a Irlanda do Norte dentro do Reino Unido, passaram a agir contra os grupos católicos.
Finalmente, em 1998, após sangrentos conflitos, católicos e protestantes da Irlanda do Norte assinaram um acordo de paz, mediado pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Em outubro de 2001, o IRA iniciou o processo de desarmamento e renúncia ao terrorismo e à violência, aceitando a orientação do Sinn Feim nesse sentido. Em julho de 2005, no entanto, o IRA anunciou o fim da luta armada, e, em março de 2007, protestantes unionistas e católicos republicanos anunciaram um governo de coalização na irlanda do Norte. 

Domingo Sangrento  foi um confronto entre manifestantes católicos e protestantes - no dia 30 de janeiro de 1972.

Em memória daquele dia, foi feita a canção "Sunday Bloody Sunday!" em 1983, pela banda irlandesa U2





Bibliografia:
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. Série Ensino Médio. São Paulo: Editora Ática S.A., 2007.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento