México: entre os países ricos e os países pobres



Território e população
Cerca de 100 milhões de habitantes, a população mexicana é predominantemente formada pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
No território de 1.967.183 Km², os mexicanos encontram-se distribuídos de forma irregular: cerca de 75% deles vivem no Planalto do México, que apresentam solos férteis de origem vulcânica e climas que favorecem a ocupação humana.
No planalto está localizada a Cidade do México, a capital do país. Com cerca de 19 milhões de habitantes, é o mais populoso centro urbano da América e uma das mais problemáticas regiões metropolitanas do mundo.
O Planalto do México é cercado por formações geológicas de maior altitude, que são prolongamentos das Montanhas Rochosas e recebem as denominações de Serra Madre Ocidental, a oeste, e Serra Madre Oriental, a leste. O clima frio nos trechos mais elevados inibe a ocupação humana. No noroeste do país, a presença de desertos contribui para as baixas densidades demográficas da região.

  Cancún: Cultura Maia


Queda no crescimento populacional
Altas taxas de alfabetismo e de mortalidade infantil são características marcantes da população mexicana. A estrutura etária do país apresenta elevado percentual de jovens, apesar do declínio registrado nas taxas de fertilidade: o número de filhos por mulher decresceu de 6,11 em 1974 para 2,2 em 2005. o crescimento vegetativo diminuiu de 3,2% para 1,2% ao ano desde meados de 1980.

Migração para os Estados Unidos
Um problema social com reflexos diretos na queda do índice de crescimento demográfico é a emigração, legal e ilegal, para os Estados Unidos. Na década de 1990, o número de migrantes para o país vizinhos cresceu 97%, e durante os três primeiros anos do novo século, 13%.
Pelas estatísticas oficiais, o México perde aproximadamente 300 mil pessoas por ano – a maioria, jovens em idade de ter filhos. No entanto, como muitos dos que partem são ilegais, os números da emigração são baseados nas remessas de dinheiro para as famílias que permaneceram no país. Essas remessas chegam a 16 bilhões de dólares por ano, mais do que o país arrecada com as exportações petrolíferas.

A economia mexicana
O México apresenta uma estrutura produtiva diversificada, com várias atividades agropecuárias, mineradoras e industriais. O petróleo constitui o principal produto de exportação, e o turismo apresenta-se como uma importante fonte de renda para o país.

A agropecuárias
O território mexicano é pouco favorável à agropecuária: a disponibilidade de áreas cultiváveis. Grande parte da produção do setor concentra-se no Planalto do México, onde as temperaturas são amenas, as chuvas regulares e os solos férteis.
Na agricultura: predominam as propriedades extensas, conhecidas como hacienda, que empregam grande quantidade de mão-de-obra e são pouco mecanizadas. Correspondem a cerca de 42% das terras cultivadas no país, com destaque para o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar, destinados a abastecer o mercado externo. Para o mercado interno, são produzidos milho – item básico na alimentação dos mexicanos -, batatas, trigo, arroz e soja.
A pecuária é praticada no centro-oeste e chega a ocupar 40% do território; está voltada principalmente para a criação de gado bovino. Em decorrência dos baixos salários no campo e da concentração de terras, muitos trabalhadores rurais mexicanos migram para os Estados Unidos com o intuito de trabalhar nas safras agrícolas. Alguns deles realizam a chamada migração de transumância: vão para o país vizinho durante a época da colheita, por exemplo, e regressam após o término do trabalho. Esses trabalhadores são conhecidos como braceros.
A industria - a industrialização mexicana acelerou-se a partir da segunda metade do século XX, com a entrada no país de capital estrangeiro, atraído pela mão- de- obra e matériais-primas baratas. Empresas transnacionais, sobre tudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicana. As atividade industrial está concentrada em grandes centros urbanos, como a Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Veracruz e Tampico. Os setores que predominantes são o têxtil, o alimentício, o automobilístico, o petroquímico, o siderúrgico e o metalúrgico.


* As maquilladoras
Na década de 1960, na região fronteiriça com os Estados Unidos, foi criada uma zona franca para atrair capital estrangeiro. O objetivo era ampliar o parque industrial mexicano, com apoio em uma legislação especial, que garantisse menores impostos e facilidades para exportar a produção para os Estados Unidos. Foi essa a origem de um novo tipo de unidade fabril, conhecida como indústria “maquilladora” (maquiadora). Situadas na zona franca, elas recebem peças fabricadas nos Estados Unidos e montam o produto final.





*O extrativismo

O México destaca-se na produção de diversos recursos naturais: prata (segundo maior produtor mundial), ouro, chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo.
O petróleo, principal produto de exploração do país, é extraído de uma extensa área no Golfo do México, por uma grande empresa estatal denominada Petróleos Mexicanos Pemex). Apesar de o México dispor de extensas reservas e estar entre os maiores produtores mundiais de petróleo, seu produto é muito pesado e exige refinação especial para a obtenção de subprodutos, como a gasolina e o óleo diesel, o que eleva os custos de produção.




Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. uma das características é o alto índice de analfabetismo.

    ResponderExcluir
  3. Minha professora fez um trabalho só com este texto kkkk respotsas ta tudo ai ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro