Organismos Internacionais

Militares brasileiros no Haiti 
Sede da ONU
ONU após o fim da Segunda Guerra Mundial, 1945, representantes de cinquenta países reunidos na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, redigiram a Carta das Nações Unidas, que deu origem à Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo "[...] a preservar as gerações futuras do flagelo da guerra, a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, a promover o progresso social e a elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade [...]". A sede da ONU fica na cidade de Nova York.





Banco Mundial
Banco Mundial: criado em 1945, após a Conferência de Bretton Woods, inicialmente com o objetivo de favorecer empréstimos para a reconstrução da Europa no pós guerra. Atualmente, realiza o financiamento de capitais para governos de países periféricos e ou em desenvolvimento, além de efetuar parcerias em diversos projetos. uma das instituições que o compõem é o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). os dois têm sede em Washington, e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico dos países-membros, oferecendo assistência técnica e financeira.



Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) Sua criação, em 1964, resultou das críticas dos países subdesenvolvidos à atuação desfavorável (discriminatória) do Gatt, atual OMC. Seu principal objetivo é desenvolver políticas coordenadas e acelerar o comércio em geral e o dos países subdesenvolvidos em particular.


Logo - OMC




Organização Mundial do Comércio (OMC) Criada em 1995 para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), firmando por 23 países em 1947, tem o objetivo de garantir o livre-comércio. A OMC é o mais importante organismo responsável pelo comércio internacional. Além de estimular o livre-comércio, visa estabelecer as regras do comércio internacional, orientar os governos na fixação de tarifas alfandegárias e oferecer assessoria aos países subdesenvolvidos.

Objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODM) Na Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na ONU, em Nova York, foi lançada uma ambiciosa proposta para reduzir a pobreza mundial e melhorar os indicadores de desenvolvimento humano dos países da África, da Ásia e da América latina, onde se concentra a maioria dos pobres do mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) constam da Declaração do Milênio das Nações Unidas, documento lançado por ocasião do encontro que reuniu 147 chefes de Estado e de  governos dos 191 países membros da ONU. todos os países membros da organização assumiram os compromissos a seguir, a serem postos em prática até o ano de 2015.

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade da infância
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento