Ondas Símicas é a mesma coisa que Abalo Sísmico?


O que são ondas sísmicas? 
As ondas sísmicas são movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia  no foco sísmico.

As ondas sísmicas são registradas através de sismogramas e podem ser de três tipos:
1 - Primárias ("P") ou Longitudinais: ondas transmitidas por compressão e rarefação, segundo a direção da propagação. Viajam a velocidades que variam entre 5,5 e 13,8 km/s e aumentam com a profundidade.
2 - Secundárias ("S") ou Transversais: ondas de cisalhamento que atuam por meio de mudanças de forma. Cada partícula atingida por esse tipo de onda vibra transversalmente à direção inicial. Sua velocidade varia de 3,2 a 7,3 km/s.
3 - Longas ("L"): oscilações de grande comprimento de onda, que se propagam na crosta terrestre quando as ondas "P" e "S" a atingem. A velocidade das ondas "L" é de cerca de 4 a 4,4 km/s.



Abalos Sísmicos


Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento