As etapas do processo de integração Europeia



1º passo: para a criação da Comunidade Europeia foi dado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman, em uma declaração em maio de 1950. a partir daí um plano foi colocado em ação com o objetivo de integrar e gerir a produção em comum franco-alemã de carvão e de aço, ou seja, às matérias-primas e os produtos da indústria siderúrgica. Com o Tratado de Paris, assinado em abril de 1951, surgiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca). Seis países fizeram parte dessa união: França, Alemanha, Itália, - (Benelux) – Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo (“Europa dos seis”).
2º passo: em março de 1957, como resultado da evolução da Ceca, houve a assinatura do Tratado de Roma que levou à criação da Comunidade Econômica Europeia – CEE e da Comunidade Europeia da Energia Atômica (Euratom). Os países formadores são os mesmos seis.

Objetivos da CEE: *abolir as tarifas alfandegárias; *possibilitar a livre circulação de mercadorias, de serviços e de pessoas entre os países membros.
3º passo: 1973 – ocorreu o ingresso do Reino Unido, Dinamarca e da Irlanda – formando a “Europa dos nove”.
4º passo – Grécia aderiu em 1982
5º passo – Portugal e Espanha 1986
6º passo – A ex-Alemanha Oriental é incorporada a CEE após sua reunificação com a Alemanha Ocidental.
7º passo – 1992- foi assinado o Tratado de Maastricht ( na Holanda) e deu início ao que se denominou União Europeia (UE).
8º passo – 1995 – Suécia, Finlândia e Áustria – “Europa dos 15”.

Com o Tratado de Maastricht e a composição da União Europeia (UE), novos rumos foram estabelecidos pelos países membros. O Tratado de Maastricht efetivou:
  • o estabelecimento de um mercado único,
  • a adoção de uma moeda única, o euro e
  • a criação de um Banco Central Europeu.
Além dos objetivos econômicos, esse bloco buscou maior cooperação em outras áreas como o ataque ao narcotráfico, a conservação do meio ambiente, formulações de regras à imigração, a defesa do território etc.
9º passo – 2004- entrada de mais 10 países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca.
10º passo – 2007 – adesão da Romênia e da Bulgária – elevando para 27 o número de Estados membros da UE.


             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento