População


População é o conjunto de pessoas que residem em determinada área, que pode ser um bairro, um município, um estado, um país ou até mesmo o planeta como um todo.

Pode ser caracterizada segundo vários aspectos:

*religião
*étnica
*local de moradia (urbana ou rural)
*atividade econômica (ativa ou inativa)
*faixa etária (jovens, adultos e idosos)
*gênero (masculino e feminino)

Além disso, as condições de vida e o comportamento da população são retratados por meio de indicadores sociais:

* taxas de natalidade e mortalidade
*expectativa de vida
*índices de analfabetismo
*participação na renda, etc.


No Brasil, população e povo são conceitos que tem distinção jurídica. Como a população é o conjunto de todos os habitantes, ela engloba, por exemplo, estrangeiros residentes no país. Estes têm direitos assegurados por tratados internacionais e na própria Constituição Federal, mas não são cidadãos e nem fazem parte do povo brasileiro.

Desse modo, somente os brasileiros natos e os estrangeiros naturalizados que, de forma regulamentada, têm direitos e deveres de participação da vida política do país, constituem o povo brasileiro, no sentido jurídico – político do termo.
Conceito de nação: é importante nos estudos de população. Este conceitos será aqui utilizado, em seu sentido antropológico, como sinônimo de etnia, definindo um grupo de pessoas que apresentam a mesma história e vivenciam um mesmo padrão cultural.
A população de um país pode conter várias nações ou etnias, como é bastante evidente na Rússia, na Índia, na China e na Indonésia. Podemos dizer, portanto, que há países multinacionais, multiétnicos.

Mesmo o Brasil é composto de diversas nações indígenas minoritárias – os Yanomami, os Kaiapó, os Guarani, além de outras 215 etnias.


No sentido antropológico, muitas vezes a palavra povo também é utilizada como sinônimo de nação e etnia, daí podemos falar em povo Kaiapó, povo Guarani, etc. A Funai, por exemplo, utiliza a expressão “povos indígenas” em seus textos e atividades.


*Etnia – grupo humano que apresenta especificidades sociais, como a cultura, a língua e a religião, que o diferencia de outros.

*Antropologia – ciência que estuda o ser humano em seus aspectos biológicos e sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro