Clima e massas de ar

        Ao conjunto de variações do tempo atmosférico de um determinado local da superfície terrestre damos o nome de clima. Para compreender o clima de um local, temos de estudar os diversos tipos de tempo atmosférico que ali costumam ocorrer durante anos seguidos – normalmente em um período de 30 anos – O resultado desse estudo, uma espécie de síntese dos tipos de tempo que normalmente ocorrem no local, definirá o clima. Tanto o tempo quanto o clima referem-se aos mesmos fenômenos atmosféricos: temperatura e insolação, pressão atmosférica, ventos, umidade do ar e precipitações (chuva, neve, geada, orvalho e granizo).


        A diferença de tempo e clima 


   Só que o tempo se refere a um momento específico (tempo chuvoso, por exemplo), enquanto clima se refere aos tipos de tempo que costumam ocorrer em determinado local durante um ano (o clima de Manaus, por exemplo, é quente e úmido).
    
   O elemento mais importante para explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos são as massas de ar, que são porções espessas e extensas da atmosfera, com milhares de quilômetros quadrados de extensão e características próprias de pressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se originam. Devido às diferenças de pressão. As massas de ar estão em constante movimento.
   
Tipos de massas de ar:


   Existem massas de ar polares, equatoriais, tropicais oceânicas e continentais, que se movimentam constantemente e, com frequência, ocupam o lugar umas das outras. A dinâmica das massas de ar é responsável pela maior parte das alterações do tempo de um lugar (frio, chuvas, etc.).
      
     O encontro entre duas massas de ar de diferentes temperaturas recebe o nome de frente. Ocorre uma frente fria, por exemplo, quando uma massa polar se desloca e empurra outra massa, tropical, ocupando o seu espaço.



As massas de ar que influenciam o clima do Brasil

O clima brasileiro é influenciado pelas seguintes massas de ar:

  • Massa equatorial atlântica (mEa): quente e úmida, domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns períodos do ano e tem seu centro de origem no oceano Atlântico (ao norte da linha do equador, próximo ao arquipélago dos Açores).


  • Massas equatorial continental (mEc): também quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, domina a porção noroeste do território amazônico durante praticamente todo o ano. Localizada acima dos continentes, é a única massa continental úmida no globo, pois, como regra, as massas de ar oceânicas são úmidas e as continentais, secas. Sua umidade pode ser explicada principalmente pela presença do floresta Amazônica.


  • Massa tropical atlântica (mTa): quente e úmida, originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce grande influência sobre a parte litorânea do Brasil, desde o Nordeste até o Sul.


  • Massa tropical continental (mTc): quente e seca, origina-se na depressão do Choco, entre o norte da Argentina e o Paraguai, e a abrange uma área de atuação muito limitada. Permanece em sua região de origem durante quase todo o ano, mas às vezes sofre uma retração pelo avanço de uma frente polar.


  • Massa polar atlântica (mPa): fria e úmida, forma-se nas porções de oceano Atlântico próximas à Patagônia (sul da Argentina). Atua mais no inverno, quando penetra no Brasil na forma de frente fria, provocando chuvas e o declínio da temperatura. Embora a frente fria chegue, às vezes, até a Amazônia, ela influencia mais os climas do sul do país, principalmente das áreas localizadas abaixo do trópico de Capricórnio, que passa pela cidade de São Paulo. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro