Tornados

O que são tornados?
Ocorrem só em terra. Em meio a uma nuvem de tempestade, ventos quentes e úmidos se chocam com ventos secos e frios, criando um funil que puxa a nuvem para baixo e suga para o alto o que estiver no solo.
Os tornados são classificados pela escala Fujita (F1 a F5), que calcula a força dos ventos segundo a destruição que ele causam. 


Escala de intensidade de um tornado:
Classificação
Velocidade do vento (Km/h)
Danos Provocados
F0
65 – 115
Leves
F1
115 – 180
Moderados
F2
180 – 250
Fortes
F3
250 – 330
Severos
F4
330 – 420
Devastadores
F5
420 – 530
Catastróficos

(Escala Fujita, com associação de outras características correlacionadas)

O tornado de Indaiatuba -SP de 2005, foi classificado como F3.

Depende da força do tornado, a região pode ficar completamente devastada. Os prédios e casas ficam destelhados e têm as janelas quebradas, os postes de iluminação e as árvores podem cair, carros e objetos mais leves podem ser lançadas a metros de distância, etc. 

Tipos de ventos e tempestades



  • Vento: termo comum que identifica o ar em movimento, independente da velocidade.
  • Brisa: é um vento que sopra com pouca intensidade e normalmente não ultrapassa 50 km/h.
  • Monção: são ventos periódicos, típicos do sul e do sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção geralmente inicia-se em junho e dura até setembro, caracterizando-se por fortes chuvas associadas a ventos.
  • Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão e tornado. É um tipo de tempestade violenta, que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais. Seus ventos superam os 50 km/h.
  • Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Gira no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e mede de 200 km a 400 km de diâmetro.
  • Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. Surgem no mar da China e atingem o leste asiático.
  • Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Tem alto poder de destruição e seus ventos podem atingir mais de 400 km/h. Ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.
  • Vendaval: vento forte com grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Sua duração pode ser de até cinco horas. 




  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    VESENTINI, José William. Geografia Crítica. 4ª edição São Paulo: Atica, 2009.

    http://educacao.uol.com.br/geografia/furacao-furacoes-redemoinhos-e-outros-fenomenos.jhtm


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Pirâmides Etárias Brasileiras

    A Formação Territorial dos Estados Unidos

    Heterogeneidade dos países em desenvolvimento