Relevo

O Relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre - montanhas, planaltos, planícies, etc. A altitude do relevo é medida em metros e pode ser positiva (acima do nível do mar) ou negativa (abaixo do nível do mar).

Para classificar as formas de relevo é considerado, entre outros elementos: 
*a estrutura, 
*a constituição, 
*as origens , 
*o estágio ou idade.

O relevo pode receber as denominações de montanhas, planaltos, planícies e depressões, em função:
*das altitudes , 
*da morfologia, 
*dos processos dinâmicos predominantes em sua formação.
Planisfério: Relevo

PLANÍCIES: (as áreas verdes no planisfério acima) superfícies pouco acidentadas, mais ou menos planas, geralmente situadas a poucos metros do nível do mar, mas que podem ocorrer em altitudes maiores. Nessas áreas, os processos de deposição de sedimentos superam os processos de erosão. Por serem formadas pelo acúmulo contínuo de sedimentos, as planícies são áreas de relevo relativamente recentes.
 Planície Amazônica 
Localização da Planície 

Quanto à situação, as planícies podem ser classificadas em: 
*costeiras ou marinhas: próximas aos oceanos
*continentais: proximidades de rios

PLANALTOS: (áreas amarelas no planisfério acima) superfície irregulares ou mais ou menos planas,nas quais os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação. Situam-se acima de 200 metros, podendo ultrapassar os dois mil metros de altitude. Nas bordas dos planaltos, muitas vezes aparecem escarpas ou cuestas, comumente denominadas serras.

Serra da Mantiqueira - Minas Gerais - Brasil

exemplo clássico de estrutura de cuesta Bacia do Parnaíba - Piauí - Brasil

MONTANHAS: (áreas representadas pelas cores marrom) são grandes elevações naturais do terreno, constituídas de agrupamentos de morros e vales. Os principiais tipos de montanhas resultam de processos como a movimentação das placas tectônicas, que provocam dobramento, falhas e vulcanismo. 
Idade das montanhas: constituídas no Terciário, são mais jovens, possuindo uma forma aguda - Alpes e Andes, são exemplos. Se for mais velha, sua forma é rebaixada e com um formato suavizado - Serra do Mar .


Outra forma de relevo que também merece destaque corresponde às depressões continentais, que podem ser:
 *depressões absolutas: em áreas continentais, se situam abaixo do nível do mar, ou seja, abaixo de 0 metros de altitude. Ex. Mar Morto - no continente asiático - 395 metros abaixo do nível do mar. 


*depressões relativas: aquelas que se situam abaixo do nível das regiões vizinhas, porém acima do nível do mar, em altitudes que vão desde 00 até 500 metros ou mais.
cidade de Urubamba - Peru


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento