A base do território: estrutura geológica e relevo

Estrutura geológica: é a base de um território, corresponde à sua composição rochosa, ou seja, corresponde à natureza das rochas que compõem o relevo.
E podem ser:
*dispostas em diferentes camadas
**diferentes tipos
*idades
*e originadas por distintos processos naturais.


**As rochas podem ser de  três tipos:


1. Magmáticas: são as rochas resultantes da solidificação do magma. Que se divide em dois grandes grupos: intrusivas e extrusivas.
2. Metamórficas: resultantes da transformação físico-química de outras rochas previamente existentes.
3. Sedimentares: são as rochas formadas sobretudo pela deposição de detritos.




Relevo: é a forma apresentada pelo território ao nossos olho: montanhas mais altas, montanhas rebaixadas, planícies, depressões, etc. Estudada por um ramo da ciência chamado geomorfologia.

Mas como a superfície terrestre chegou a essa forma atual? Como a superfície possui diferentes estruturas geológicas espalhada no planeta?

Primeiro, devemos relembrar as camadas da Terra e as placas tectônicas



Crosta:....................................................até 40 Km de profundidade
Manto Superior:......................................de 40 a 650Km
Manto:....................................................de 650 a 2 890Km
Núcleo Externo:......................................de 2 890 a 5 150Km
Núcleo Interno:.......................................de 5 150 a 6 348Km

A Terra é coberta por uma crosta de 10 a 65Km de espessura. Mas em comparação com os 12 750Km de diâmetro do planeta, ela é finíssima. Juntamente com as camadas superior do manto terrestre, a crosta forma as placas tectônicas, entre elas a Sul-americana, onde se encontra o território brasileiro, 13 fragmentos grandes e diversos menores, nas quais se divide a superfície terrestre.

As 13 placas tectônicas são:

1. Placa Eurasiana                                     6. Placa Norte-Americana         11. Placa Arábica
2. Placa Australiana                                   7. Placa Africana                       12. Placa de Cocos 
3. Placa Antártica                                      8. Placa Caribenha                     13. Placa Índica
4. Placa do Pacífico                                   9. Placa das Filipinas
5. Placa Sul-Americana                           10. Placa de Nazca   

Obs.: Alguns autores consideram a Placa Australiana e a Placa Índica uma só chamada de Placa Indo-Australiana.

Algumas dessas placas, como a de Nazca, são formadas apenas pela pesada crosta oceânica, além do manto superior. Outras, como a Sul-Americana, contêm componentes mais leves: os continentes. Todas as placas são arrastadas pelas correntezas do superaquecido manto terrestre e se deslocam constantemente na superfície do nosso planeta.Em algumas regiões, as placas nascem porque um novo material brota do interior da Terra entre dois fragmentos ( Ilhas de Cabo Verde). Em outros lugares, elas morrem por que colidem, e uma placa desliza para baixo de outra. (encontro das Placa de Nazca e da Sul-Americana.)

A colisão ou o afastamento de duas placas é desencadeado por tremendas forças internas da Terra. Por isso, onde elas são limítrofes (figura abaixo) ocorrem terremotos relativamente frequentes.

- Quanto uma placa desliza embaixo de outra, o violento atrito levanta montanhas ou cria vulcões.
- Quando duas placas continentais se chocam também surgem montanhas como as Alpes ou a Cordilheira do Himalaia.




Antes de conhecer as características do relevo é muito importante relembrar os tipos de rochas e das estruturas geológica.

Tipos de Rochas:

- Rochas Magmáticas: são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma.
Pode ocorrer no interior do planeta - Plutônicas (ou intrusivas ou abissais) é um refriamento lento que leva há uma formação de um tipo de rocha chamada de Rochas Cristalinas ou Rochas Ígneas. Na superfície terrestre - Vulcânicas (ou extrusivas, ou efusivas) consolidadas na superfície bem mais rápido, dando origem então as Rochas Vulcânicas.

- Rochas Sedimentares: formadas pela consolidação de sedimentos. Sedimentos são o produto da erosão das rochas, dos desgastes das rochas, vão se acumulando em camadas nas partes mais baixas do relevo - através da compactação desses materiais se forma a rocha de sedimentos.
No meio dessas camadas podem encontrar fósseis, marcas de antigos seres vivos.

- Rochas Metamórficas: formadas por modificação das rochas pré existentes. Essas modificações ira ocorrer pela modificação de pressão e de temperatura - essa alteração provocada uma restruturação dos minerais modificando essas rochas pré existentes.





Tipos de Estruturas Geológicas

Escudos Cristalinos: São formadas por rochas cristalinas muito antigas. constitui uma estrutura muito rígida - é forma a base dos continentes. Eles podem aparecer na superfície e será chamados de núcleos cristalinos - eles ocorrem em áreas planálticas. 

Bacias Sedimentares: essas bacias são formadas por acúmulos de sedimentos nas áreas mais baixas do relevo e elas irão aparecer com frequência em Depressões e áreas de planícies.

Outra estrutura geológica que não parece no Brasil é

 


Dobramento: são formadas por pressões laterais em pacotes de rochas sedimentares, essas rochas dobradas formam as montanhas e as montanhas agrupadas formam as Cordilheiras. 


A parte superior da dobra a porção convexa é chamada de anticlinal e a porção inferior a porção concava é chamada de sinclinal. Sinclinal formam os fundo dos vales.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento