Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro


Apresentação: 
A região nordeste é formada por nove estados, ocupando 18,25% do território nacional. Predomina na região o clima tropical, marcado por altas temperaturas e pela alternância de estações secas e chuvosas.
Por ser uma extensa e complexa área, com grande diversidade natural, a Região Nordeste pode ser dividida em quatro regiões menores ou sub-regiões: a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.

*Zona da Mata
A zona da Mata compreende (localização) a região litorânea do Nordeste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte.
Seu relevo é formado por planície e pelos tabuleiros litorâneos, seu clima é o tropical úmido – quente, sem estação seca definida e chuvas concentradas no inverno -, pois recebe os ventos úmidos do oceano Atlântico.
A vegetação original dessa sub-região era constituída pela Mata Atlântica, daí o nome Zona da Mata. A maior parte dessa mata, no entanto, foi devastada, num processo que teve início com a extração de pau-brasil pelos colonizadores portugueses, no século XVI, e prosseguiu com a introdução da monocultura da cana-de-açúcar, praticada até os dias de hoje.
A produção de cana-de-açúcar ocorre em grandes fazendas, principalmente nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. No sul da Bahia, desenvolveu-se a agricultura do cacau, e aí se localiza a maior área remanescente da Mata Atlântica nordestina, o que, associada a praias, contribui para o turismo local.
Na Zona da Mata concentra-se o maior contingente populacional do Nordeste e é onde encontramos os grandes centros industriais e as atividades agrícolas ligadas ao fumo, à cana-de-açúcar, à laranja, à banana e ao cacau.

*Sertão
O Sertão, maior sub-região do Nordeste, é formado (relevo) por depressões, uma forma de relevo rebaixada e erodida. A principal característica do sertão é o clima tropical semiárido, que influencia todos os aspectos da natureza local.
O clima semiárido é o mais seco do Brasil, apresentando chuvas escassas e irregulares, com longos períodos de estiagem, que duram de seis a oito meses no ano, e elevada evaporação das águas. Em virtude da falta de chuvas e das altas temperaturas, os chamados rios temporários da região secam e dificultam a prática da agricultura. Para armazenar as águas dos rios e riachos são construídas represas ou açudes, estruturas que, no entanto, são insuficientes para resolver o problema do abastecimento de água nos longos períodos de seca.
Caatinga é a vegetação típica do Sertão nordestino e ocupa a área de clima semiárido do Nordeste. A atividade econômica de maior destaque é a pecuária bovina, caprina e ovina. Além disso, há uma agricultura comercial nas áreas onde a umidade é maior. Cultivam-se arroz, milho, feijão, mandioca e algodão. A agricultura familiar tradicional ocupa grande parte da população sertaneja. Nas áreas irrigadas, encontram-se algumas lavouras modernas que utilizam maquinários e técnicas de plantio. Com o emprego da alta tecnologia, são possíveis o plantio de soja no oeste baiano e a fruticultura irrigada no vale do rio São Francisco, o único que atravessa o Sertão sem secar. A produção dessa área destina-se em grande parte à exportação, além de abastecer o grande mercado de consumidores do Brasil e as indústrias alimentícias. Nas terras irrigadas com as águas do São Francisco também se destaca a vitivinicultura, que é o cultivo de uvas destinado à produção de vinhos.

*Agreste
Situado entre a Zona da Mata e o Sertão, o Agreste apresenta características de zona de transição, entre o litoral úmido e o interior seco. Possui áreas semiáridas, com vegetação de Caatinga, e úmidas, com vegetação mais densa. Normalmente é associado à área de planalto da Borborema, onde as altitudes são mais elevadas, mas se estende além desse planalto.
Do ponto de vista econômico, é uma área onde predominam pequenas e médias propriedades agrícolas que praticam a policultura, destacando-se o algodão arbóreo, o café e também a pecuária leiteira. A produção é voltada para o abastecimento da Zona da Mata e do Sertão.
Lá se encontram importantes cidades, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia; Garanhuns e Caruaru, em Pernambuco; e Campina Grande, na Paraíba.

*Meio- Norte
Engloba o estado do Maranhão e parte do estado do Piauí. É uma região de transição entre a floresta equatorial Amazônica e o Sertão. A pluviosidade aumenta (chuva) de leste para oeste, passando de áreas sob o domínio da Caatinga (leste) ao domínio da floresta equatorial (oeste). É nessa área que se encontra a mata dos cocais, com a presença de palmeiras como a carnaúba e o babaçu, que são a base do extrativismo vegetal da região. A produção agrícola nessa sub-região é importante para sua economia, destacando-se o cultivo de soja, arroz, mandioca, milho e banana.
As maiores cidades desse domínio são Teresina e Parnaíba, no Piauí e São Luís e Imperatriz, no Maranhão, importantes centros comerciais e de serviços na região. São Luís destaca-se na atividade portuária, com Itaqui, que é o principal porto para a exportação dos minérios vindos da serra de Carajás, no Pará.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Heterogeneidade dos países em desenvolvimento