sábado, 20 de agosto de 2011

A Transformação do Espaço Geográfico Mundial


O que é globalização?

O termo globalização refere-se a um conjunto de ações que interligam e tornam interdependentes as nações, em termos econômicos, culturais, sociais e políticos.

A globalização acelerou-se com a liberalização do comércio internacional e a maior mobilidade de capitais pelo mundo. Simultaneamente ocorreu uma grande revolução tecnológica que encurtou distâncias e conectou o planeta por meio da informática, da fibra óptica, dos satélites artificiais, etc. Esse conjunto de fatores levou à integração econômica mundial, caracterizada pela intensificação das trocas e pela formação de um mercado global atendido por empresas multinacionais.

O neoliberalismo econômico

O neoliberalismo econômico foi a base de sustentação de todo o processo de globalização. Essa doutrina econômica é baseada no livre-comércio e na livre concorrência, que regulariam a oferta e a procura sem a interferência do Estado. No mundo globalizado, as economias deveriam ser abertas, com a livre circulação de capitais e com o fim do protecionismo, ou seja, com a eliminação das tarifas alfandegárias que encarecem os produtos importados e protegem artificialmente o produto nacional. Segundo essa teoria, a livre concorrência deveria regular a oferta e a procura das mercadorias, mantendo assim os seus preços em patamares aceitáveis.

Organismos reguladores



Na década de 1990, organismos internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), órgãos ligados à ONU e comandados pelos países ricos, impuseram algumas medidas aos países pobres, como o corte de gastos públicos e privatização de companhias estatais, em troca de empréstimos e investimentos. Com isso, as dívidas externas cresceram muito e os juros passaram a consumir parte do PIB desses países, dificultando a realização de investimentos internos. Por outro lado, os países ricos e economicamente mais fortes se recusaram a abrir as suas vigorosas economias. Assim, conseguiram ampliar o mercado para seus produtos, principalmente os industrializados e os de alta tecnologia.



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