O nosso mundo é um só




Em 2008, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) divulgou imagens de um grupo indígenas que habitam o estado do Acre, que vivem isolados, nunca tiveram contato com não índios e estão distantes do convívio com outros grupos indígenas. Esses casos são excepcionais e cada dia mais raros. Hoje, praticamente não existem grupos humanos que não têm contato com os demais.

O denominado progresso já se espalhou por todos os recantos do planeta, embora alguns lugares tenham se desenvolvidos bem mais que outros. Quase todos os povos conhecem o rádio, a televisão, a rede de computadores. Aviões levam pessoas de um lado para outro do planeta, e certos tipos de produtos - como jeans, tênis, refrigerantes, comidas tipo fast –food –entre outros – costumam ser encontrados em qualquer parte do mundo.

Mas o progresso também destrói florestas, aumenta a poluição nos rios, na atmosfera, nos oceanos e nas grandes e pequenas cidades. Além disso, nem todos são beneficiados por ele. Somente os países e os indivíduos mais ricos. Não é qualquer pessoa, por exemplo, que pode viajar de avião. Nem ter um laptop ou um telefone celular.

Apesar disso, o progresso permitiu maior aproximação entre as nações, tornando o que acontece de importante num país interessante e acessível aos demais. Uma geada que provoque uma grande perda agrícola para um país pode trazer consequências para outros.

Exemplo: Há alguns anos, um inverno muito rigoroso prejudicou a produção de laranjas no sul dos Estados Unidos. Com a falta de laranjas, o país teve de importar esse produto de outros países, principalmente do Brasil. Consequentemente, o preço da laranja subiu no mercado internacional. Aproveitando o preço alto, os produtores brasileiros venderam sua produção para os Estados Unidos, o que provocou a falta de laranjas aqui. Além disso, entusiasmados com o preço da fruta no exterior., os produtores procuraram formar novos pomares. Assim, houve uma grande corrida para a compra de novas plantas, e o preço das mudas subiu muito no Brasil.

Hoje não existe nenhum país que viva isolado, que não dependa dos demais para suprir parte das suas necessidades. Alguns exportam café, soja, minérios; outros exportam aviões, máquinas, produtos químicos; outros ainda importam trigo e exportam petróleo; e assim por diante.

Há também empresas multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, como a Schell, a Ford, a Toyota, a Coca-Cola, a Goodyear, entre outras.

Como podemos ver, o mundo em que vivemos apresenta grande unidade, apesar das diferenças entre uma região e outra. Essa intensa interdependência de todos os países, de todas as economias, de todos os povos do globo é chamada de globalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides Etárias Brasileiras

A Formação Territorial dos Estados Unidos

Aspectos Físicos e Naturais do Nordeste Brasileiro